Narrativa ProdOps

O Framework ProdOps dedica-se à construção de uma cultura de produtos digitais, baseada na compreensão de que o alinhamento entre Tecnologia da Informação (TI) e negócios, e frequentemente envolvendo outras áreas como Recursos Humanos (RH), é comprometido devido aos ruídos nas comunicações entre todos os interessados e participantes ao longo do ciclo de vida do produto.

Ao longo da jornada para desenvolver um modelo científico para o ProdOps, que seja reproduzível e validado por pares, tornou-se imperativo estabelecer critérios o mais objetivos possível. Isso visa garantir um entendimento claro dos resultados efetivamente esperados.

Reconhecendo a importância de orientar as expectativas, em vez de buscar uma definição rígida de certo ou errado, seja ela baseada em dados ou não, desenvolvemos um modelo para criar a Narrativa ProdOps. Este template visa orientar a equipe ProdOps na missão de auxiliar o time de produto a harmonizar-se com os interesses da empresa, dos clientes, das equipes e das oportunidades proporcionadas pela tecnologia.

A técnica consiste em preparar um enredo sobre um assunto específico no qual a equipe ProdOps irá trabalhar. O objetivo é garantir que todos compreendam o contexto e que o enredo sirva como um suporte orientador durante a realização da Premortem na elaboração de um Plano de Confiabilidade.

Problemas endereçados

Uma narrativa comum impede que ruídos de comunicação atrapalhem o desdobramento da estratégia da companhia em resultados buscados.

Existem desafios na prática, desde montar um Product Vision (tanto que nesse link voce pode encontrar uma atividade do Lean Inception só pra conduzir essa escrita de forma colaborativa), até decidir se investe em automação DevOps ou dedica mais tempo na construção de Refactoring de código para combater os famosos débitos técnicos.

Decidir ser Data-driven muitas vezes é “Bullshit” puro, impossível lutar contra interesses que usarão números para se justificar e nem sabemos quais são.

O Template

A idéia central é tentar encontrar uma narrativa que todos entendam, não necessariamente que todos aceitem ou tenha consenso.

Para se chegar nessa narrativa, entendemos que inicialmente existem diversas narrativas a partir de um grupo, construídas com uma mistura de entendimentos a partir de perspectivas e percepções distintas, mesmo em situações que pareçam uniformes.

Para encontrar as narrativas existentes e tentar chegar em uma que todos conheçam, precisamos identificar cada grupo próximo seguindo o formato:

Espero que [EXPECTATIVA]

Sob o ponto de vista de [PERSPECTIVA]

Tenho a visão de que [PERCEPÇÃO]

O time ProdOps vai tentar capturar e encontrar os grupos semelhantes, o que difere no entendimento entre as histórias individuais.

Sobre Expectativa

A partir de um assunto, nunca está claro para todos os envolvidos se realmente o entendimento é próximo. Precisamos coletar individualmente e agrupar por similaridade.

Sobre Perspectiva

Mesmo com papéis semelhantes, a posição e a atuação de um determinado ator vai mudar seu entendimento sobre a narrativa de um assunto.

Clientes terão necessidades diferentes, Stakeholders terão interesses próprios e cada indivíduo em um determinado time tem ambições de carreira de forma diferente.

Empatia muitas vezes é confundida com compaixão ou conivência, mas se colocar no lugar do outro é para entender as motivações e o que estas influenciarão nas expectativas.

Sobre Percepção

Pode existir situação que consiga encontrar similaridade entre papel, perfil, ambição e interesses, mas a percepção será sempre individual, dois seres humanos nunca terão exatamente a mesma, nem gêmeos.

A percepção, muitas vezes, é o que causa mais ruído sobre o entendimento para uma narrativa, envolve além dos sentidos, as crenças e personalidade do individuo. Não aprofundando aqui os assuntos metafísicos só para tratar com mais objetividade.

O Processo

Durante a jornada de Avaliação Contínua, o time de ProdOps conduzirá a investigação individual nos envolvidos sobre um tema que envolve o produto no chamado trabalho prévio.

1º Passo: Coleta

Mapeamos a partir do Product Deck quem é o time real que opera o produto e os Stakeholders. É quase impossível entrevistar ou coletar de todos na grande maioria dos cenários, então nos concentramos nos tomadores de decisões.

2º Passo: Agrupamento

Identificação das narrativas comuns, o que dá para concluir de entendimento que podemos classificar em grupos.

3º Passo: Alinhamento

Tentativa de gerar uma mesma narrativa, pelo menos fazendo com que os grupos conheçam que existem vários entendimentos sobre um mesmo assunto. Entendendo que pode ser possível conviver com as narrativas diferentes por incompatibilidades que o time ProdOps não terá autonomia para decidir.

Resultado

A criação de uma narrativa comum, contendo todas as expectativas com suas devidas orientações sobre percepções descritas e retratações dos envolvidos.


Publicado

em

, ,

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “Narrativa ProdOps”

  1. Avatar de Mara Almeida

    Caí de paraquedas no seu post e não consegui parar de ler! Já salvei seu site nos favoritos para consultar depois,valeu por criar um recurso tão top! ^^

  2. Avatar de Ramon
    Ramon

    Muito bom!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *