Técnica para preparar um enredo sobre um terminado assunto que o time ProdOps vai trabalhar em que todos entendam e serve de apoio para guiar a Premortem na construção de um Plano de Confiabilidade.
Durante a trajetória da criação de um modelo científico (reproduzível e validado por pares) para o ProdOps, surgiu a necessidade de estabelecer critérios mais objetivos possíveis sobre o entendimento de que resultados realmente são esperados.
Entendendo que é mais importante direcionar as expectativas do que tentar encontrar um sentido de correto ou incorreto, seja Data-driven ou não, chegamos num template para guiar o time ProdOps na tentativa de ajudar o time de produto a harmonizar com os interesses da empresa, dos clientes, das equipes e das possibilidades que a tecnologia entrega.
Problemas endereçados
Uma narrativa comum impede que ruídos de comunicação atrapalhem o desdobramento da estratégia da companhia em resultados buscados.
Existem desafios na prática, desde montar um Product Vision (tanto que nesse link voce pode encontrar uma atividade do Lean Inception só pra conduzir essa escrita de forma colaborativa), até decidir se investe em automação DevOps ou dedica mais tempo na construção de Refactoring de código para combater os famosos débitos técnicos.
Decidir ser Data-driven muitas vezes é “Bullshit” puro, impossível lutar contra interesses que usarão números para se justificar e nem sabemos quais são.
O Template
A idéia central é tentar encontrar uma narrativa que todos entendam, não necessariamente que todos aceitem ou tenha consenso.
Para se chegar nessa narrativa, entendemos que inicialmente existem diversas narrativas a partir de um grupo, construídas com uma mistura de entendimentos a partir de perspectivas e percepções distintas, mesmo em situações que pareçam uniformes.
Para encontrar as narrativas existentes e tentar chegar em uma que todos conheçam, precisamos identificar cada grupo próximo seguindo o formato:
Espero que [EXPECTATIVA]
Sob o ponto de vista de [PERSPECTIVA]
Tenho a visão de que [PERCEPÇÃO]
O time ProdOps vai tentar capturar e encontrar os grupos semelhantes, o que difere no entendimento entre as histórias individuais.
Sobre Expectativa
A partir de um assunto, nunca está claro para todos os envolvidos se realmente o entendimento é próximo. Precisamos coletar individualmente e agrupar por similaridade.
Sobre Perspectiva
Mesmo com papéis semelhantes, a posição e a atuação de um determinado ator vai mudar seu entendimento sobre a narrativa de um assunto.
Clientes terão necessidades diferentes, Stakeholders terão interesses próprios e cada indivíduo em um determinado time tem ambições de carreira de forma diferente.
Empatia muitas vezes é confundida com compaixão ou conivência, mas se colocar no lugar do outro é para entender as motivações e o que estas influenciarão nas expectativas.
Sobre Percepção
Pode existir situação que consiga encontrar similaridade entre papel, perfil, ambição e interesses, mas a percepção será sempre individual, dois seres humanos nunca terão exatamente a mesma, nem gêmeos.
A percepção, muitas vezes, é o que causa mais ruído sobre o entendimento para uma narrativa, envolve além dos sentidos, as crenças e personalidade do individuo. Não aprofundando aqui os assuntos metafísicos só para tratar com mais objetividade.
O Processo
Durante a jornada de Avaliação Contínua, o time de ProdOps conduzirá a investigação individual nos envolvidos sobre um tema que envolve o produto no chamado trabalho prévio.
1º Passo: Coleta
Mapeamos a partir do Product Deck quem é o time real que opera o produto e os Stakeholders. É quase impossível entrevistar ou coletar de todos na grande maioria dos cenários, então nos concentramos nos tomadores de decisões.
2º Passo: Agrupamento
Identificação das narrativas comuns, o que dá para concluir de entendimento que podemos classificar em grupos.
3º Passo: Alinhamento
Tentativa de gerar uma mesma narrativa, pelo menos fazendo com que os grupos conheçam que existem vários entendimentos sobre um mesmo assunto. Entendendo que pode ser possível conviver com as narrativas diferentes por incompatibilidades que o time ProdOps não terá autonomia para decidir.
Resultado
A criação de uma narrativa comum, contendo todas as expectativas com suas devidas orientações sobre percepções descritas e retratações dos envolvidos.
Deixe um comentário