Visão e Missão do ProdOps

Visão

Parainstituições e profissionais
Que precisamconstruir ou resgatar uma cultura de produtos digitais e compreendem que este conjunto de disciplinas é a abordagem mais eficaz para atuar tanto no digital quanto em soluções que são apoiadas por tecnologia
Framework ProdOps é umaespecificação de como implantar valores, princípios e, principalmente, técnicas seguindo estratégias definidas
Quealinham TI e negócio, aceleram as entregas e criam uma transição do modelo tradicional ou de uma situação frágil com o Roadmap bastante fragmentado para a cultura Product-led
Diferente deoutras abordagens de Product Operations que apenas contextualizam respostas do “Porquê” e “Para quê”(*5W2H1R)
ProdOpsgarante um formato de execução que administra, fiscaliza, avalia e implementa essa jornada de transição ou restauração do Product-led
Visão utilizando o modelo de Product Vision apresentado a partir da obra Crossing the Chasm de Geoffrey Moore

* Checklist 5W2H1R

A ferramenta 5W2H1R é uma técnica em projetos e cultura de liderança que foi aperfeiçoada sobre a bastante antiga 5W do jornalismo para verificar se as perguntas principais foram respondidas, significam:

Os 5W:
What (o que será feito?)
Why (por que será feito?)
Where (onde será feito?)
When (quando será feito?)
Who (por quem será feito?)

Os 2H:
How (como será feito?)
How much(quanto vai custar?)

O 1R:
Results (resultados)

Missão

A missão do ProdOps é aumentar o rigor da engenharia de produto de forma iterativa e incremental a partir da visão do Framework, utilizando técnicas que garantem a comunicação eficaz entre todos os participantes do início ao fim do serviço ao cliente, respeitando a estrutura, cultura, papéis e cargos existentes.

O ProdOps funciona de forma complementar a qualquer método ou abordagem adotada, sugerindo melhorias contínuas sem impor mudanças drásticas, garantindo assim uma integração suave e eficiente.

O que é diferente entre ProdOps e Product-Led

Para entender o ProdOps e desambiguar da própria gestão de produtos, é importante entender como se diferencia e faz a transição a partir do modelo tradicional, considerando:

Product-LedProdOpsTradicional
PropósitoGuiar a companhia em volta de produtos que entregam experiência do negócio ao clientesEntender a cultura da empresa harmonizando a transição do modelo tradicional para Product-Led em torno de 4 verticais de interesse: Construção dos times adequados, momento do negócio, satisfação do cliente e tecnologia suficienteGuiar os resultados da companhia empregando tecnologia com novas funcionalidades no menor custo e capacidade possível para apoiar o negócio
EstratégiaPessoas apoiando SoftwareEliminação do trabalho repetitivo e manual para construção da cultura de produtoSoftware apoiando Pessoas
ColaboraçãoSquads multidisciplinares com pessoas de todos os perfis: Comercial, Mkt, Tech, Operação construindo produtosIdentificação de dependências para construção de times multidisciplinares em torno do momento do produto independente da estrutura da organizaçãoÁreas trabalhando em suas atividades primárias e fornecendo pessoas para projetos em conjunto por tempo determinado para construção das plataformas de apoio ao negócio
ClientesFoca para entregar necessidades ou oportunidades de valor para conquistar e manter o clienteIdentificar os pontos de contato na jornada do cliente e como eles são entregues pela arquitetura existente mapeada na profundidade das Value Streams para construir ou readequar a fronteira correta dos produtosFoca em atividades do negócio para maximizar o lucro e entregar projetos definidos na estratégia do negócio
MétricasData-drivenObservabilidade em primeiro lugar para definir quais deficiências existem nas jornadas e encontrar as métricas ideais pelo momento dos produtos ou Value StreamsMetas de projetos estabelecidos para o ano ou Quarter e metas das áreas de negócios desassociadas das entregas
DescobertaValidação frequente de hipótesesConstrução de um Roadmap compartilhado a partir da unificação dos fluxos entre as áreas de tecnologia, negócio e operação da empresaSessões de Workshops na fase inicial de projetos ou na construção de RFPs com base no mercado e especialistas de negócio.
PlanejamentoEstimativas sobre User Stories refinadasGarantir que o rigor em cada jornada seja analisado e a melhoria suficiente da maturidade de cada capabilidade apresentada em Plano de Confiabilidade para eliminação dos TOILs identificadosEstimativas sobre o mapeamento de todas as tarefas no detalhe
EntregaContinuous DeliveryEvolução do modelo de entrega na direção do estado da arte da automatização quiado pela maturidade necessária para atingir o Time To MarketGMUD com entendimento antigo sobre ITIL
OperaçãoEquipes do produto operam os serviços em produçãoConstrução de um ambiente informativo para garantir que as áreas de negócio tenham uma colaboração em tempo real com os times de tecnologia e cada equipe atue em sua camada de intervenção garantindo que o incidente é capturado antes do usuário notificarSeparação entre Projeto e Sustentação
Diferenças entre o Tradicional e Product-Led e como ProdOps constrói a ponte.

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