Plano de Confiabilidade

O plano de confiabilidade é uma carta de intenções para habilitar a Engenharia de Produto com um Roadmap equilibrado de ações suficientes para o momento do produto e pelo momento do negócio, detalhado pelas aplicações e componentes para ser refinando no planejamento de cada equipe participante do produto.

Discovery

O time de ProdOps deve começar o trabalho para a construção dos planos de confiabilidade muito tempo antes das equipes de produto iniciarem o planejamento das mudanças ou criações de novas funcionalidades, descobrindo o necessário para evoluir a estrutura em direção ao próximo nível de maturidade, seguindo um modelo iterativo, incremental e respeitando a cadência.

Trabalho assíncrono do time de ProdOps no Discovery

Mapeamento

O trabalho inicial do time de ProdOps no Discovery é mapear todos os detalhes de um produto em relação ao seu Delivery: aplicações, componentes e serviços, sejam internos ou externos da empresa.

Este mapeamento pode demorar em um produto mais robusto e deve ser feito em ondas, começando pelos serviços prioritários, que possuem mais impacto na companhia, sejam pelo resultado de venda, prejuízos de operação ou dano na imagem do negócio.

Outra estratégia é combinar as mudanças funcionais já mapeadas no Discovery e aplicar o plano nas aplicações e componentes que serão atualizados nestas mudanças para combinar de forma efetiva ações que dependerão do time de produto.

Dois artefatos minimamente necessários para o mapeamento são o desenho de infra do produto e a Matriz de Confiabilidade do Product Deck.

Em um ambiente complexo com muitas equipes, é provável a necessidade de mais de um time construindo o mapeamento em um modelo federado. A idéia é ter a visão do todo, mas também conseguir separar o desenho por serviços ou estrutura conceitual de produto interno (quando o produto não tem independência e Roadmap próprio)

Modelo distribuído para agilizar o mapeamento e confecção do Plano de Confiabilidade

Análise de Maturidade

Ainda no Discovery, deve ser feita a análise de maturidade das capabilidades de cada aplicação e componentes, dado que pode levar um bom tempo e precisar adquirirar ferramentas para esta avaliação.

A análise é feita sobre uma política de governança estabelecida para a maturidade de cada capabilidade nos grupos de disciplinas sobre o ciclo de vida do produto.

Delivery

Uma cerimônia preliminar na fase de entrega é a Premortem, realizada antes de cada Planning, momento que o time vai discutir sobre a maturidade do desenho arquitetural da aplicação e selecionar junto com Tech Leads responsáveis (e demais papeis técnicos necessários) sobre as possíveis ações para aumentar a maturidade de cada capabilidade.

O ideal é deixar discussões mais profundas que alteram a arquitetura das aplicações para as cerimônias de arquitetura já existentes, mas nada impede de extender o Premortem para incluir este escopo.

Planning

Os detalhes de implementação que dependem dos times de produto devem ser refinados na Planning da própria equipe e atualizados no Plano de Confiabilidade.

Ações que o próprio time de ProdOps pode realizar deve entrar no Backlog para ter iteração de mudança própria paralela aos times de produto.

Retrospectiva

O plano de confiabilidade deve ser discutido e avaliado na Retro do time de produto junto com o time de ProdOps ou em cerimônia própria de Postmortem quando envolvem muitas equipes em um mesmo plano, de qualquer forma o time de produto deve atualizar os aprendizados no plano para dar subsídios aos planos seguintes e implementar um Loop de Feedback.


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8 respostas para “Plano de Confiabilidade”

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